seja bem vindo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ATIVIDADES PARA DEFICIÊNCIA VISUAL

_ Posicionamento do aluno na sala de aula de modo que favoreça sua possibilidade de ouvir o professor;
_Textos escritos com outros elementos (ilustrações táteis) para melhorar a compreensão;
_Explicações verbais sobre todo o material apresentado em aula, de maneira visual;
_Adaptação de materiais escritos de uso comum: tamanho das letras, relevo, softwares educativos em tipo ampliado, textura modificada etc.;
_Organização espacial para facilitar a mobilidade e evitar acidentes: colocação de extintores de incêndio em posição mais alta, pistas olfativas para orientar na localização de ambientes, espaço entre as carteiras para facilitar o deslocamento, corrimão nas escadas etc.;
_Material didático e de avaliação em tipo ampliado para os alunos com baixa visão e em braile e relevo para os cegos;
_Apoio físico, verbal e instrucional para viabilizar a orientação e mobilidade, visando à locomoção independente do aluno.

CAIXINHA SURPRESA
Trabalhar com caixas de diversos tamanhos e colocar uma dentro da outra e dentro da última caixa tem sempre um objeto. A criança vai manusear bem a caixa, balançar para escutar.
Depois, fazer perguntinhas: "faz barulho?", "é pesado ou leve?"...
Tentar adivinhar: "O que é o que é..."
Podem abrir...eles tem que tentar abrir sozinhos uma caixa após a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário